domingo, 20 de dezembro de 2009

CRESTOMATIA PÓETICA E LITERÁRIA,UMA VIAGEM NO TEMPO


Recebi via correio e li com grande interesse o mais recente livro do professor Eugênio Bartolomeu Costa Ferraz, que mora na minha querida Castanhal. É um livro eclético onde o que menos importa é o estilo. O autor relata fatos, história com muita naturalidade tornando-se até certo ponto muito íntimo do leitor.


Eugênio Bartolomeu, vai além do escritor é ativista do bem, procura envolver o leitor na sua causa ambiental, politica poética, nos convida a embarcar numa nau menos louca, nos convida a preservarmos o planeta, não como um Dom Quichote combatendo inimigos ao acaso, mas como um idelaista-sonhador ou sonhador idealista como queiram.


Apesar do titulo denso o livro é leve pode ser lido de uma maneira despretenciosa, mas ao mesmo tempo envolvente. Não estou aqui escrevendo critca literária, estou expressando o que absorvi do livro, principlamente no que tange a figura memorável de um herói de sua época, Padre Melo que aos poucos vem a tona nos textos de Eugênio, já que na época da ditaura foi massacrado em suas idéias, que hoje continuam vivas na escita do professor Eugênio...


Aqui reproduzo um trecho do poema Cosmocracia. No íncio da história, a humandade inventou, a teocracia como governo. Deus ou os deuses mandavam, pelos profetas seus mensageiros, todo povo obedecia, ai usurpadores aparaceram disfarçados de profetas e a todo povo enganou,virou anarquia, bagunça mesmo, então o povo decretou, Teocracia nunca mais, outra fase foi criada, veio a tal Monarquia...Revolução das idéias, isso está impregnado nos textos que merece uma leitura mais aprofundada em sua integra.

Quem estiver interessado pode contactar o autor pelo E-mail ebcferraz@hotmail.com ou pelo celular- (91)9601-8380-Castanhal -Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário