domingo, 20 de dezembro de 2009

QUE IMPORTÂNCIA TEM A VÍRGULA?


Faço aqui uma abordagem sobre vírgula, considerada terror de alguns escritores. Jose Saramago, por exemplo, vive as turras com ela e faz questão de arbitrariamente atropelá-la nos seus herméticos, mas interessantes romances que se destacam mais pelas polêmicas.


Mas o tema aqui não e o escritor português, mas sim a bendita ou maldita vírgula, uma coisa aparentemente simples, mas que pode de forma sutil abortar uma idéia prestes a explodir na cabeça de quem está escrevendo algum tipo de texto.


Mas a propósito a excelente revista (que recomendo aos meus honrados internautas que tem enveredado por esse blog) LINGUA PORTUGESA, traz de capa matéria que fala sobre o uso da vírgula com o título “Reinado da Vírgula”.


Eu entendo, não gosto nem preocupo com as vírgulas, também sou meio arbitrário em relação a elas embora sabendo que não posso ignorá-las tratá-la como um corpo estranho em meio aos textos, mas acho que ela é muito saliente, arrogante, imprevisível, mas necessária.


Inconclusa, demarcadora de fronteiras, intercalações, lógica, articulada, enfatizadora, são muitos os atributos concedidos a ela, mas o certo é que quando escrevemos somos peão amansando burro brabo, ela por sua rebeldia nos desafia, e precisamos domá-la em dado momento de nossas inquietações textuais produtivas.


Euclides da Cunha a usava apenas para marcar pausa mecânica,também denominada de pausa respiratória.Se você quiser queimar neurônios com pausas respiratórias ou qualquer outra ação que o leve a exorcizar os demônios da virgula fique a vontade...Mas não entre em paranóia por causa disso.

Se você que gosta de escrever também vive em conflitos com o uso da virgula escreva pro blog expressando seu ponto de vista. Mande pelo Email Tribunna@hotmail.com, que postaremos com grande prazer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário