domingo, 20 de dezembro de 2009

OS ESCRITORES PARAENSES ESTÃO ENVIANDO SUAS OBRAS PARA O BLOG.




Acuso o recebimento via postal de duas excelentes obras de grande valor literário, de autoria do professor João de Jesus que também é sociólogo. Com excelente encadernação o livro do escritor de Almeirim, (vivendo atualmente em Altamira) Música Popular e Identidade Nacional, discurso e contradiscurso na ditadura militar, um livro de 104 páginas editado pela Editora Cejup, é um documento que guarda a memória musical analítica do Brasil



O livro com muita propriedade aborda temas de grande relevância histórica cultural pelo universo da música falando da identidade etnocultural, sociedade do ontem e de hoje onde fala do encontro entres os colonizadores e o povo nativo, e o choque cultural.



João de Jesus se vale da música utilizando letras de artistas consagrados da MPB como Chico Buarque, Caetano e Gilberto Gil, para fazer sua análise sociológica para que possamos compreender essa relação cultural sob o ponto de vista da música na construção de nossa identidade.



O livro é interessante porque cruza as várias etapas de nossa musicalidade, não apenas enquanto ritmo, mas enquanto influência, modismo, linguagem comportamento, enfim é um estudo de muita profundidade acessível ao leigo e aos especialistas no assunto.



O outro exemplar do professor, que inclusive tem usado alguns textos meus em suas aulas de avaliações na Universidade Federal do Pará, desta feita mergulha nos subterrâneos da poesia lírica (daí sua versatilidade e ecletismo no manuseio das palavras), com o livro UM POUCO DE AMOR.



São 121 poemas, escritos com uma alquimia que só a alma de um poeta caboclo poderia traduzir ao mesmo tempo com maestria e simplicidade, burilando as palavras como a um ourives que manuseia um diamante bruto revelando sua real beleza...



Poesia não é mágica, é essência, é escancaramento interior onde os sentimentos fluem do nada ou de uma trajetória com roteiro pré estabelecido. Mas a poética do professor Jesus tem a força da Pororoca que nas margens carrega tudo pelo caminho lavando de sensibilidade os corações talvez mais resistentes aos encantos da poesia... Li gostei e recomendo.




Inclusive para aquisição das obras acima citadas ou troca de idéias com o escritor os contatos são:


E-meio jjesus@ufpa.br ou fone(93) 3515-3996


Nenhum comentário:

Postar um comentário