sábado, 21 de abril de 2012

ADOLESCENTE GOSTA DE POESIA?




Diria que sim, eles além de curiosos se identificaram com a musicalidade, o rimo a cadência das palavras . O que eles precisam não é de rótulos nem críticas ácidas como se fossem alienados ou sem cultura nem opinião. Estou trabalhando com 3 turmas em minhas aulas de Lingua Portuguesa na Escola Joaquim Caetano Correa. São alunos(as) de uma 7ª e duas oitavas séries.

Ministrei aulas na Biblioteca e estou trabalhando com eles todos os gêneros textuais da poesia a crõnica, romance, novela, literatura de cordel etc...Eles se encantaram com Patativa do Assaré, Vinicius de Moraes, Drumond, Raquel de Queiroz, Luiz Veríssimo. Antes os que achavam uma xaropada agora virou doce de leite, fazem questão de recitar em voz alta e corações abertos...Estou usando com eles uma metodologia menos ortodoxa, entremeando texto com filmes, teatro e música. Se alguem interessar posso enviar resumo sobre o projeto de leitura que estou colocando em prática com eles em minhas aulas. Inclusive vários deles já se revelam excelentes escritores...(E-meio- Nazarenopoeta@hotmail.com)

A idéia é seduzir, encanta-los com os livros, livros da biblioteca da escola que por sinal é excelente, tem em seu acervo ótimos autores em todos os gêneros. Beatriz diz que amou o Dragão de Wenvel, João não imaginou que houvesse tanta magia e encanto no livro Ponte para Terebitia(que eles também assitiram em filme) Jéssica descobriu que o Eu lírico de Vinicius de Moraes também estava dentro dela igual os versos do poema aos Olhos da mulher Amada. Mas o que mais me emocionou como professor é é que Pedrinho um garoto tímido e retraido, que não conhecia Drumond, chorou com a Morte do leiteiro.

A principio os alunos(as) pegaram os livros na Biblioetca como atividade escolar, mas depois muitos retornaram e fizeram cadastro como eleitores, leitura prazerosa ...Vi um deles sentado embaixo de uma árvore se deliciando com a Moreninha...Nossa próxima viagem ao fantástico mundo da imaginação e criatividade será na Biblioteca Pública Municipal...



Nenhum comentário:

Postar um comentário