sexta-feira, 27 de abril de 2012

RODA DE LEITURA-DIÁRIO DE UM PROFESSOR/ESCRITOR

Na prática eles estão aprednendo a conhecer os diferentes gêneros literários

                                              Quinta feira-26 de abril de 2012


Complementando a atividade do livro didático, promovi uma" roda de leituras" onde instiguei um debate por sinal bastante participativo onde cada aluno(a) fez um comentário a respeito do livro emprestado da Biblioteca da escola. Percebi que nessa aula já havia um clima mais  descontraido em relação ao vínculo que estava sendo criado em relação a leitura...

 Me limitei a conduzir o debate sem falar muito para não comprometer a autonomia  de  sua leitura. Percebi que em relação aos primeiros dias em que comecei a mostrar a eles a importãncia da leitura como suporte de crescimento intelectual já notava-se avanços significativos quanto a habilidade na interpretação da narrativa...Nessa aula os autores lidos foram Manuel Bandeira, Cora Coralina, Gracilianao Ramos, Rute Rocha(teatro), Paulo Mendes Campos, onde o nível de entendimento me surprendeu.

Após os relatos sobre a experiencia da leitura, eles construiram em uma resenha como haviam  entendido os poemas, os contos, os romances etc...No aspecto gramatical os textos utilizados serviram para mostrar a eles figuras de linguagem, concordância etc.

Aluno narrando sua história,dando enfase aos personagens...
Eles estão  reonstruindo novas idéias a partir do que leram em seus respectivos livros

Mas o que também deixou os jovens fascinados foi o filme(baseado em fatos reais e extraido de um livro)Escritores da Liberade que recomendo a todos meus colegas por se tratar de um filme de excelente nível que mostra a importância de lidarmos com as diversidades em uma sala de aula, e que livros são mentes  abertas a espera de mãos que lhes abram portas do conhecimento pleno  como desafio para os alunos, comunidade e professor...Selecionei uma das resenhas para postar aqui no blog



Nenhum comentário:

Postar um comentário