sábado, 7 de maio de 2011

O TEXTO É FEITO UMA COLCHA DE RETALHOS

Trabalho com estudantes do Ensino Fundamental (adolescentes e pré adolescentes) e percebo neles uma dificuldade imensa no processo da escrita.Mas vou tirando lições dessas barreiras e explico a eles que a escrita é um processo não tão rápido porque entre a fala e a escrita existem diferenças, já que a fala é espontânea e a escrita planejada.

Por exemplo o começo, meio e fim de um texto escrito precisam de coerência.Sem clareza e coesão,o leitor vai ter dificuldades de entender a idéia,a informação pode ser truncada.Iniciar um texto pode ser a leitura de um verdadeiro arco-íris de nuances de possibilidades.Antes de escrever pense sobre você mesmo(as)mas a dica é que o texto tenha objetividade, não importa seu formato

Escrever bem é fundamental mas é necessário organização para a tarefa. Mas não desanime, pois criar um jeito, um estilo na escrita não está restrito somente aos escritores.Com treino, paciência, esforço você conseguirá. Use técnicas variadas, copie bons modelos de textos.O redator medíocre vai jogando as informações de forma aleatória no papel, sem se importar com o leitor.

Um texto na verdade é uma vitrine, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Ali tudo vai ficar exposto, sua formação, suas leituras, a disciplina, o poder criativo do redator. Faça anotações, não fique desatualizado, pratique sempre a escrita, pesquise muito e também cultive sempre sua curiosidade.

Quanto as minhas aulas na escola Águia do saber, (de periferia) estou utilizando as artes cênicas para atrair os alunos(as) para os livros, com adaptação de textos retirados dos livros que são escolhidos pela turma, faço apenas o papel, de mediador e oriento nas aulas práticas. A ideía está dando certo e a lição que fica é que você pode usar uma receita convencional de ensinar lingua portuguesa usando uma nova roupagem que torne mais atrativo as aulas de produção textual.

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