quinta-feira, 10 de maio de 2012

UM TESOURO NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

A vaca e o Hipogrifo, de Mário Quinatna

A vaca e o Hipogrifo, é um livro diferenciado, ele marca o centenário do magistral poeta Mário Quintana (1906-2006) que faz parte do PNBE/FNDE, do Ministério da Educação publicado pela editora globo.

Mário Quintana encanta pela sua simplicidade e pela  forma com que joga com as palavras. Ele tem uma forma especial de dizer, de trabalhar seus temas .Leitura de Mário Quintana é convite irresisível para o leitor(a) sair de um monólogo. É você dialogando com você mesmo experimente.

Em suas 310 páginas o livro A Vaca e o Hipogrifo viaja pelos temas mais diversos possíveis, onde o poeta nos emociona, nos faz rir mais de alegria do que tristezas. Depois  esse negócio de dizer que não se está lendo no  Brasil porque o livro está caro é a mais deslavada mentira, e desculpa para o ócio mental já que tem chegado as Bibliotecas das escolas uma gama variada de bons livros, alguns inclusive constando entre a lista dos mais lidos...

Esse que ilustra  esse pequeno texto por exemplo é do acervo da Biblioteca da Escola Joaquim Caetano  Correa, depois dele já estou devorando Ferreira Gular, a mesa está posta senhoras e senhores, sirvam-se a vontade...boa leitura.

Frasde Mário Quintana

"Infância, a vida em tecnicolor-Velhice a vida em preto e Branco".Outro texto

A POESIA É NECESSÁRIA

Eu caho que todos deveriam fazer versos,Ainda que sejam maus.É prefeível para a alma humana fazer maus versos a não fgazer nenhum.O exercício da arte poe´tica e´sempre um esforço de auto-superação e assim o refinamento do estilo acaba trazendo a melhoria da alma.

E mesmo para os simples leitores de poemas que são todos uns poetas inéditos, a poesia é aúnica novidade possível. pois tudo está nas enciclopédias, que só repetem estupidamente, como robôs, o que lhes foi incutido . Ou embutido. Ah, mas um poema, um poema é outra coisa

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário