sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Festival de Besteira Que Assola o Pais

Disse Stanislaw no FEBEAPA 2:

"� dif�cil ao historiador precisar o dia em que o Festival de Besteira come�ou a assolar o Pais. Pouco depois da "redentora", cocorocas de diversas classes sociais e algumas autoridades que geralmente se dizem "otoridades", sentindo a oportunidade de aparecer, j� que a "redentora", entre outras coisas, incentivou a pol�tica do dedurismo (corruptela de dedo-durismo, isto �, a arte de apontar com o dedo um colega, um vizinho, o pr�ximo enfim, como corrupto ou subversivo — alguns apontavam dois dedos duros, para ambas as coisas), iniciaram essa feia pr�tica, advindo da� cada besteira que eu vou te contar".

Vamos a algumas amostras:

"O mal do Brasil � ter sido descoberto por estrangeiros" (Deputado �ndio do Brasil, Assembl�ia do Rio).


O cidad�o A�rton Gomes de Ara�jo, natural de Brejo Santo, no Cear�, era preso pelo 23.� Batalh�o de Ca�adores, acusado de ter ofendido "um s�mbolo nacional", s� porque disse que o pesco�o do Marechal Castelo Branco parecia pesco�o de tartaruga e logo depois desagravava o dito s�mbolo, quando declarava que n�o era o pesco�o de S. Exa. que parecia com o da tartaruga: o da tartaruga � que parecia com o de S. Exa.


Cerca de 51 bandeiras dos pa�ses que mant�m rela��o com o Brasil foram colocadas no Aeroporto de Congonhas. O Secret�rio de Turismo de S�o Paulo — Deputado Orlando Zancaner — quando inaugurou a ala das bandeiras, disse que "era para incrementar o turismo externo".


Quando a Censura Federal proibiu em Bras�lia a encena��o da pe�a Um Bonde Chamado Desejo, a atriz Maria Fernanda foi procurar o Deputado Ernani S�tiro para que o mesmo agisse em defesa da classe teatral. L� pelas tantas, a atriz deu um grito de "viva a Democracia". O senhor Ernani S�tiro na mesma hora retrucou: "Insulto eu n�o tolero".


O Di�rio Oficial publica "Disposi��es de Seguros Privados" e mete l�: "O Superintendente de Seguros Privados, no uso de suas atribui��es, resolve (...), "Cl�usula 2 — Outros riscos cobertos — O suic�dio e tentativa de suic�dio — volunt�rio ou involunt�rio".


Em Niter�i o professor Carlos Roberto Borba iniciou a��o de desquite contra a professora Eneida Borba, alegando que sua esposa n�o lhe d� a menor aten��o e recebe mal seus carinhos quando � hora de programas de Roberto Carlos na televis�o. A professora vai aprender que mais vale um Carlos Roberto ao vivo que um Roberto Carlos no v�deo.


Colhemos num coleguinha do Jornal do Brasil:
"O General Jos� Hor�cio da Cunha Garcia fez uma firme apologia da Revolu��o e manifestou-se contrariamente �s teses de pacifica��o, bem como condenou o abrandamento da a��o revolucion�ria. O conferencista foi aplaudido de p�". O distra�do Rosamundo leu e, na sua proverbial vaguid�o, comentou: "N�o seria mais distinto se aplaudissem com as m�os?".


Enquanto o Marechal Presidente declarava que em hip�tese alguma permitiria fosse alterada a ordem democr�tica por estudantes totalit�rios, insuflados por comunistas not�rios, quem passasse pela Cinel�ndia no dia 1.� de abril depararia com o pr�dio da assembl�ia Legislativa totalmente cercado por tropas da Pol�cia Militar. Na certa, a separa��o de poderes, prevista na Constitui��o, passar� a ser feita com cord�o de isolamento e muita cacetada.


Not�cia publicada pelo jornal O Povo, de Fortaleza (CE): "O Dr. Josias Correia Barbosa, advogado e professor, esteve � beira de um IPM (Inqu�rito Policial Militar) por haver passado um telegrama para sua sobrinha Loberi, em Salvador, comunicando-lhe que a bicicleta e as pitombas tinham seguido. Houve diligencias pelas vizinhan�as, parentes foram procurados e outras provid�ncias tomadas. Passados dois dias, soube o Dr. Josias que o despacho telegr�fico n�o fora transmitido porque um James Bond do DCT (Departamento de Correios e Tel�grafos) estranhara os termos "bicicleta", "pitombas" e "Loberi", que "deviam ser de um c�digo secreto".


"Os jornalistas deveriam apanhar da pol�cia n�o s� durante a passeata, mas antes tamb�m. Eles s�o incapazes de reconhecer o valor da pol�cia. Os fot�grafos, por exemplo, nunca fotografam os estudantes batendo no policial". Essa declara��o foi feita pelo Secret�rio de Seguran�a de Minas Gerais, coronel Joaquim Gon�alves.


A pe�a "Liberdade, Liberdade" estreou em Belo Horizonte e a Censura cortou apenas a palavra prostituta, substituindo-a pela express�o: "Mulher de vida f�cil", o que, na atual conjuntura, nos parece um tanto dif�cil. Ningu�m mais t� levando vida f�cil.


Segundo Tia Zulmira "o policial � sempre suspeito" e — por isso mesmo — a Pol�cia de Mato Grosso n�o � nem mais nem menos brilhante do que as outras pol�cias. Tanto assim que um delegado de l�, terminou seu relat�rio sobre um crime pol�tico, com estas palavras: "A v�tima foi encontrada �s margens do riu sucuriu, retalhada em 4 peda�os, com os membros separados do tronco, dentro de um saco de aniagem, amarrado e atado a uma pesada pedra. Ao que tudo indica, parece afastada a hip�tese de suic�dio".

Stanislaw Ponte Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário