domingo, 19 de julho de 2009

VOCÊ REALMENTE SABE LER?

Para Aurélio Buarque de Holanda Leitura significa ato ou efeito de lê. Arte ou hábito de ler, arte de decifrar e fixar um texto de autor, segundo determinado critério. Já Paulo Freire além da leitura propriamente dita pela aprendizagem dos signos lingüísticos defende a chamada leitura de mundo baseada na experiência do indivíduo. Esse foi o tema do meu TCC de conclusão do Curso de letras. O assunto instigante me fez repensar meus conceitos de leitura...Porque também passei a habituar me a leitura do mundo um mundo de letras invisíveis, que nos revelam belas histórias ignoradas nos tratados acadêmicos.
SENSORIAL
Tipo de leitura que envolve a visão, o tato, audição, olfato, gosto. Não se trata de uma leitura elaborada Começa cedo ainda, predominando as ilustrações desenhos, cor tessitura etc...

EMOCIONAL
Parece superficial pela sua própria natureza. Tipo de leitura que lida com os sentimentos. Fica mais no terreno das emoções, como leitura de lazer, embora não signifique também que seja superficial.

RACIONAL

Enfatiza o intelectualismo. Ela acrescenta a sensorial e emocional o estabelecimento de uma ponte entre o leitor e o conhecimento.

INTENSIVA
Consite na leitura silenciosa ou oral e um pequeno trecho e de estudo das suas particularidades, tipo de leitura praticada em todas as escolas. Ela é revisada através de questionários.
EXTENSIVA
Ocorre através de leitura de um texto bastante longo, no mínimo três vezes mais do que o texto para leitura intensiva. Ela deve ir até ao seu final sem interrupções. È o tipo de leitura mais indicada para despertar na alma do estudante (leitor) o prazer e o amor pela leitura.

SUPLEMENTAR

É a leitura extensiva em ponto maior, vale dizer, a leitura de um livro inteirinho com o objetivo apenas da compreensão. Nesse tipo de leitura o livro não deve ser imposto, mas sugerido e livremente escolhido pelo aluno, sendo que após a leitura de um trecho o professor pode incentivar a classe que leia todo o livro.

LEITURA CENTRIFUGADA
Cada elemento do texto deve ser interpretado em razão do todo, relacionando a obra com a intenção que garante a unidade do sentido.


MODALIDADES DE LEITURAS

SILÊNCIOSA
Na leitura silenciosa o leitor não precisa explicar a conexão entre os sinais gráficos e significados. Por isso economiza tempo e esforço. Ela facilita assim a compreensão promovendo o estímulo pela leitura.

ORAL
A Leitura silenciosa compreende todas as operações que fazem parte da leitura silenciosa, mais produção de sons ou seqüências de sons em respostas ao estímulo visual.

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