domingo, 17 de abril de 2011

Chão de terra batida


(All Print Editora, 60 p) é o livro de estréia do escritor paraense Rudinei Borges. Você pode comprar o livro pelo site de várias editoras e livrarias, como Livraria Cultura, Martins Fontes e Saraiva. Ou na All Print Editora pelo telefone (11) 2478-3413. Nos posts abaixo você poderá ler poemas e comentários sobre o livro de Rudinei Borges.


Quem é Rudinei Borges

Rudinei Borges (Itaituba, Pará) é um escritor brasileiro. Em 2009, publicou o livro Chão de terra batida (All Print Editora), recebido com entusiasmo pelo poeta e crítico literário Affonso Romano de Sant’Ana.


Filho de migrantes, o escritor paraense morou durante a infância em fazendas nas rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá, abertas na década de 1970. Em Itaituba, estudou nas escolas Raimundo Pereira Brasil e Isaac Newton. Também participou de grupos de teatro, movimentos sociais e ecológicos ligados às comunidades eclesiais de base.


Em 2003, mudou para São Paulo, onde formou-se em Filosofia e especializou-se em Comunicação e Mídia.


Em 2010, fundou a 127 Fundos Cia. de Teatro e dirigiu a intervenção cênica Poetas de Vidro. Na Universidade de São Paulo (USP) desenvolve dissertação de mestrado sobre o filósofo e pedagogo judeu de origem austríaca Martin Buber.


Para Carlos Alberto Rodrigues Pereira, mestre em Literatura Brasileira pela PUC/SP, os poemas de Rudinei Borges possuem uma propriedade peculiar: conseguem nos impregnar da mesma nostalgia de seu autor, como se odores, sabores e outras sensações que percorrem a sua poesia se integrassem às lembranças de cada leitor. Epifanias que eclodem de cenas cotidianas revelam um universo repleto de singelas riquezas, para o qual somos transportados, por força do claro estilo do escritor. A propósito deste estilo, afirma o pesquisador, o rigor de quem procura a palavra exata e a simplicidade derivada da opção por prescindir de efeitos vazios se encontram em medidas precisas na escrita de Rudinei.


Por meio de uma prosa memorialista, algo que transita entre o regional e o universal, Rudinei Borges, apresenta-nos uma revisitação de seu espaço primeiro, no caso, o interior da Amazônia brasileira. Para Edner Morelli, poeta e também mestre em Literatura Brasileira pela PUC/SP, os poemas e textos de Rudinei guardam uma potencialidade infindável de sugestões poéticas, que vai do tom impressionista-cotidiano à surpreendente reflexão existencial-filosófica. Rudinei cria, ou melhor, re-cria sua própria mitologia, ao recuperar as figuras familiares mais íntimas, os espaços mais longínquos de sua infância-raiz, apontando para um movimento curioso de representação, que abrange o lado interior e exterior do poeta.


Para Edilson Pantoja, romancista e mestre em Estudos Literários pela UFPA, Chão de terra batida é um livro mítico. Ele remonta ao barro primitivo para tocar no mistério da gênese. Não da phýsys enquanto mundo objetivo, mas do cosmos subjetivo da poesia de Rudinei Borges. Narrativa em que as principais referências são femininas: a mãe, a vó, a Amazônia, grande ventre do qual aquelas parecem constituir figura.

Rudney é um exemplo vivo de nossas potencialidades literárias que precisam ter o reconhecimento devido.Li o livro terra Batida,autografado pelo autopr e apesar de sua juventude demonstra maturidade no que escreve sendo um autor eclético que transita com facilidade entre estilos diversos em sua visão poética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário