domingo, 17 de abril de 2011

ESTOU TRABALHANDO LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalhando com jovens e adolescentes da escola Águia do Saber, do Ensino Fundamental, venho desenvolvendo com eles um projeto que batizei de"Roda de leitura" onde estou tentando quebrar esse clássico tabu de que"brasileiro não gosta de livros, foge da leitura"

O projeto é muito prático estou usando livros(por sinal excelentes) do acervo do Biblioteca na Escola. Mas não recomendo nem faço nenhuma orientação didática do livro,levo pra sala de aula e peço que cada um pegue o livro que mais lhe atraiu, sendo também uma leitura livre a principio sem destinação de notas.Estou trabalhando técnicas de contar histórias que sarei na própria escola com as crianças. Está dando mais resultado do que aquela clássica leitura em voz alta

Ao mesmo tempo que se envolvem com leitura eles na prática vão aprendendo a diferenciar os textos(contos, poesias fábulas, romances etc..) porque na troca de relatos entre os alunos(as) como professor também atuo como leitor, tirando dele conhecimentos que antes eles viam como bloqueios ou limitações, que no processo da leitura contínua vai inconscientemente desaparecendo)

Estou gostando do resultado porque os alunos(as) já estão pedindo novos livros, a cada semana faço um rodízio de livro entre eles onde antes do passa/repassa promovo uma discussão a respeito do livro que foi lido...è necessário que se trabalhe muitos projetos de incentivo a leitura nas escolas, estou fazendo minha parte como educador, repassando a eles minha experiência também de leitor. Se algum professor estiver interessado na experiência enviar E-mail que darei dicas do projeto sem nenhum problema. O email para contato é Tribunna@hotamil.com

O segredo do sucesso deste projeto é porque não estou trabalhando com as classes como se hábito de leitura fosse resultado de uma receita de bolo. O importante é que cada um use seu ingrediente de acordo com seu estado de espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário